Tratamento Endodôntico

A Clínica utiliza modernas técnicas que permitem que os canais sejam realizados com uma maior agilidade, proporcionando ainda segurança e conforto para você.

Saiba mais sobre Tratamento Endodôntico

Endodontia é um campo da Odontologia que, estuda a etiologia, prevenção, diagnóstico e o tratamento das alterações da polpa e região periapical.

Polpa: tecido formado por células, vasos sanguíneos e fibras nervosas.

Localiza-se na cavidade pulpar, situada no centro dos dentes.

Constitui-se de dois porções: câmara pulpar (localizada na parte coronária) e o canal radicular (localizado na raiz)

Região Periapical: É um complexo de tecidos que revestem a raiz, sendo o ligamento periodontal, cemento e osso alveolar.

Alguns fatores podem levar á infecção da polpa dental, como por exemplo:

• fraturas do dente, decorrente de acidentes;
  • bruxismo;
  • restaurações extensas;
  • cáries;
  • problema periodontal.

Dentre estes fatores, a Cárie é a causa mais comum de inflamação pulpar.
Quando a lesão de cárie destrói quantidade suficiente de dentina, a polpa torna-se exposta a microorganismos (bactérias) e seus produtos, presentes tanto na lesão cariosa quanto na saliva. Assim, bactérias passam a colonizar a superfície da polpa exposta, que se torna inflamada. A Polpa pode permanecer inflamada por um longo período de tempo ou irá necrosar.

Com o estabelecimento de uma alteração patológica (inflamação ou necrose) no tecido pulpar, faz-se necessário o tratamento dos canais radiculares . O tratamento tem como finalidades o controle da infecção e obturação dos canais radiculares.

Os canais radiculares podem variar em número (de acordo com o dente e anatomia do mesmo).

Materiais utilizados no tratamento endodôntico

• LIMAS - possuem vários diâmetros e aumentam progressivamente de tamanho, a fim de alargar o canal radicular para receber o material obturador, remover a polpa infectada, com auxílio de solução irrigadora.
  • MATERIAL OBTURADOR - cones de guta-percha e pasta para obturação dos canais radiculares.

O dente deve receber uma Restauração definitiva logo após o término do tratamento, a fim de se evitar contaminação do mesmo.

Como saber se preciso ou não tratar o canal

A polpa agredida pode mostrar, em vários tempos, diversos graus de alterações inflamatórias. As lesões pulpares são classificadas como Pulpites
(Reversível, Irreversível...) e necrose pulpar.

O estágio da inflamação determina o tipo de tratamento a ser realizado.

A polpa pode se manifestar clinicamente por: dor aguda, espontânea, contínua, mal controlada pelo uso de analgésicos.

O 1º passo consiste em procurar um Cirurgião-dentista que fará um exame clínico, testes, bem como algumas perguntas, e avaliação radiográfica para complementar o diagnóstico.